Moi

A minha foto
sugar and spice, sometimes I'm sugar, sometimes I'm spice, sugar and spice, a little sugar, a little spice, and that's all nice

segunda-feira, 21 de abril de 2008

dois pacientes bastante diferentes


no caso do s.l.b., o paciente regista uma doença crónica que momentaneamente põe em risco a sua vida num curto espaço de tempo. inicialmente tratava-se de uma espécie assimptomática, caracterizada por episódios agudos, perigosos e incomodativos, causados por síndromes dolorosos. procurou-se estabilizar o paciente, administrando um tratamento de choque à base de “aloe-v(i)era". verificou-se que as células contaminadas, para além de infectarem o balneário, já tinham invadido toda a massa associativa, chegando mesmo a entrar na corrente sanguínea. neste processo de metastização, formarem-se novos tumores a partir do cancro original atingindo as partes circundantes da presidência. é um processo irreversível que pode levar à morte do paciente, o seu tempo estimado de vida é de aproximadamente 3 semanas, devido à elevada toxicidade dos pasteis de belém e dos carapaus de setúbal.
por outro lado, o seu colega do lado, o s.c.p., apresenta um distúrbio categorizado pelo DSM-IV, normalmente chamado de bipolar. o paciente foi submetido a 4 semanas de observação, onde demonstrou um evidente transtorno, caracterizado pela variação extrema de humor imposto a toda a sua massa associativa. neste período ficou demonstrado as alterações enormes entre semanas de fases eufóricas e a semanas de depressões. tendo recorrido a vátias épocas de tratamento com “pára-bento” (à base de um discurso muito monocórdico). o paciente após um período de bastante euforia, encontra-se agora deprimido, abatido e triste, apresenta traços de fraca auto-estima e de inferioridade “o rival foi bastante superior”, quem convive com um bipolar sente dificuldade em distinguir uma aflição comum da depressão ou sua alegria de euforia “só eu sei porque não fico em casa”. as próximas três semanas são essenciais, pode chegar à euforia por alcançar a liga dos campeões ou e visto que o tipo de doença se confunde com a realidade, alcançar o extremo da depressão resultado dessa frustração. normalmente o paciente recusa-se a aceitar o facto e o pior é que resiste firmemente à medicação, pelo que são esperados mais surtos. o risco de suicídio é enorme.

Sem comentários: